Thursday, December 29, 2005

Mais de Giovanni Sartori....

Sobre a imigração para a Europa :

"O problema africano é muito grave; calcula-se que há entre 200 a 300 milhões de pessoas dispostas a ir para a Europa a qualquer preço. Se não vão tantos milhões é porque não têm dinheiro para pagar a viagem. (...) A Europa não pode nem deve acolher milhões de pessoas nestas condições. " - como foi aquela gaffe de Cavaco no debate com Louçã sobre os imigrantes?!?!? 10 milhões , de um momento para o outro Dr. Louçã, disse???
Sobre o problema das taxas de natalidade e sistema social:
" (...) É melhor enfrentar o problema das pensões agora, não o deixar para mais tarde; por exemplo, adiar a idade de reforma. Em todo o caso, os custos serão menores que os custos de continuar a receber imigrantes não assimilados e não assimiláveis, que criam tensões internas muito fortes e destroem a comunidade política" ... Ora aqui se diz algo que nunca ninguém ouviu do "left side of the force".
Sobre a esquerda política europeia:
" A Europa está cheia de ideologioas suicida. Existe um esquerdismo pacifista de origem , em parte religioso .... A crise da ideologia de esquerda criou um terceiro-mundismo, (...)" e sobre este tipo de terceiro-mundismo , " É um movimento cego e suicida, com várias manisfestações. Não há ninguém na Europa, que goste de guerra ou que queira guerra. Mas esta gente instala-se num pacifismo radical que cria adversários fantoches, moinhos de vento... É um pacifismo absoluto, sem condições, que convida à guerra, à agressão." Não diga!?!?!? E logo eu que fui à manifestação contra a guerra do Iraque no Rossio, bem ao lado de..... Mário Soares, Jerónimo e Louçã ?!!? Terá sido?! não ... não pode ser...
Já agora sobre o Iraque e a guerra :
"Eu estava absolutamente contra a intervenção no Iraque, não porque soubesse que havia ou não armas e destruição maciça. Estava contra, poque pensava que (..) os custos seriam muito superiores, na medida em que a guerra podia desencadear o fanatismo islamita. (...) Nesta partida, todos jogaram mal. Jogou mal George Bush, que vejo como um homem de estrutura mental mínima, (...)mas também Jacques Chirac e Gerhard Schröder estiveram mal, nesta intervenção que diziam querer evitar. Se a Europa e, sobretudo, Chirac (...)ticessem querido deter Bush, teria conseguido; mas a França fez o seu joguinho de grandeza e de influência no mundo árabe - em defesa dos contratos que ali possui- e Schröder tinha o problema eleitoral. (...) Se tivesse havido autorização da ONU, Saddam, que sabia o que aconteceu em 1991, teria cedido, não resistiria à pressão de uma Europa unida no apoio aos EUA. Não teria sido necessária uma intervenção. Todos estiveram mal. É um avergonha para todos,e, em especial, para Chirac. (...) Naquela crise só Blair esteve à altura das circunstâncias,(...)" Dr.Soares este Blair é o mesmo que V.Exa desdenhou no debate televisivo ???

0 Comments:

Post a Comment

<< Home