Thursday, January 19, 2006


Como se previa: as sondagens aí estão a alimentar "the left Side of the force"

Logo no início da sondagem "tracking poll" da Marketest, eu afirmei aqui, que iríamos assistir a uma quebra de Cavaco Silva até um valor na linha de água, acima ou abaixo, e uma ascensão meteórica de Soares, o que viria trazer a esperança à esquerda burguesa e intelectual dos interesses instalados, unida com o povo Operário/Camponês do saudosismo dos amanhãs que já não virão mais.

A um dia da última sondagem Marktest/TSF/DN e a 12 horas da Eurosondagem/SIC/RR/Expresso e Uni. Católica/RTP/Público/RDP, aqui estão os resultados:

CS - 52,7%; MA- 19,2%; MS- 14,1%; JS- 7,2%; FL- 6,1 %; GP- 0,6%

Erro - 2,8% ( o que coloca CS nos 50%)

Não ponho em causa as sondagens por uma questão de principio. Elas servem a minha vida profissional. Mas dúvido que o sistema de "tracking poll" seja muito eficaz em análise de estudos de "decisão" política. Não se trata de um estudo de "opinião" sobre um produto de índole comercial, mas de convicções, de reflexões mais profundas sobre o que se pretende para a "sua vida" e não sobre a maior simpatia ou empatia para com um candidato.
De uma forma simplista é o mesmo que ter uma empatia muito forte por um Audi V8 Quattro Triptronic( um "carrão" !em Dr. Lopes?) mas por questão de consumo, segurança e manutenção, ficar por um Renault Laguna.

A minha sondagem:

CS - 54,7% ; MA - 16,3%; MS - 13,8%; JS - 8,1%; FL- 6,4% GP- 0,7%

A ver vamos.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home